7 maneiras de fazer sua primeira venda rapidamente ao lançar sua loja online

Se você já encontrou a plataforma ideal para seu e-Commerce e está se preparando para colocar sua loja online no ar, certamente está ansioso para fazer a primeira venda o mais rápido possível. Certo? Te entendo!


Mas o que você precisa saber é que não há prazo garantido para isso. Para algumas lojas pode levar mais de uma semana, e para outras menos de cinco minutos.


É importante ressaltar que é quase impossível falar sobre uma estratégia que seja válida para todo mundo, pois cada nicho de tem características distintas com um público que possui diferentes necessidades e preferências, mas, independente do segmento em que você atua, existem algumas táticas que você pode adaptar e utilizar com sucesso.


Vamos agora tratar de alguns pontos que poderão te ajudar a fazer parte do grupo que faz a primeira venda rapidamente:


1. Faça promoções antes do lançamento


Independentemente de você já ter sua loja aberta, alguns produtos já estarão lá cadastrados. Então você não precisa esperar que tudo esteja pronto para começar as suas campanhas. Comece a publicar o que você já tem e provoque seu público alvo.


Você pode, por exemplo, criar contas de rede social (especialmente Facebook e Instagram) e nelas adiantar algumas postagens antes de efetivamente lançar a loja. Poste fotos de alguns dos seus produtos e vá liberando informações parciais até o dia do grande lançamento. Isto vai aumentar a curiosidade e interesse das pessoas. Uma outra boa tática é também fazer uma live no dia do lançamento, na qual você revelará os produtos mais interessantes.


Por meio deste trabalho antecipado, você terá uma pequena comunidade já formada que se sentirá VIP e com acesso exclusivo.


2. Envie amostras para influenciadores de seu nicho


Isso é outra coisa que você pode fazer antes mesmo da loja ser aberta. Considerando que já terá alguns dos produtos em estoque, você pode entrar em contato com influenciadores para criar o efeito "bum" antes que os produtos estejam disponíveis para o público em geral. Isto aumenta o desejo dos clientes.


As grifes, por exemplo, fazem isso antes de lançar coleções premium, quando vários influenciadores são vistos usando suas roupas. Assim os clientes podem fazer sua lista de desejos antes dos produtos chegarem às lojas.


Para você ter um melhor controle sobre o orçamento, recomendamos que entre em contato com micro influenciadores que falam diretamente com seu público, pois apesar de não terem muitos seguidores, têm uma comunidade receptiva.

3. Escreva no blog


Um blog pode ajudá-lo muito a obter um bom ranqueamento nos buscadores. Recomendamos que você tenha alguns artigos publicados bem antes do lançamento da loja em si.


Você pode escrever sobre formas engenhosas de usar seus produtos, estilos de vida que os envolvem, entrevistar blogueiros ou influenciadores que já os usaram e assim por diante.


Com o tempo, este blog vai ajudá-lo a atrair tráfego especializado, que nada mais é do que visitantes que já têm interesse nos produtos que você vende.


4. Lance um concurso nas redes sociais


Criar um concurso em suas páginas de redes sociais é uma das maneiras mais rápidas de ganhar popularidade. Você pode oferecer alguns de seus produtos aos vencedores que atendam a determinadas condições, por exemplo:

  • Seguir seu perfil;
  • Marcar um ou mais amigos que possam estar interessados em seus produtos;
  • Compartilhar postagens;
  • Deixar um comentário sobre como eles usariam seus produtos.


Seu concurso pode ser organizado apenas em seus perfis ou em parceria com infuluenciadores para obter uma visibilidade extra, mas, embora você tem inúmeras possibilidades quando faz este tipo de ação, é muito importante tomar alguns cuidados:

  • Seja transparente. Não prometa produtos que você não vai oferecer na loja, pois perderá sua reputação antes mesmo de tê-la conquistado;
  • Não quebre as regras do Facebook ou Instagram. Mencione claramente que este concurso não é afiliado a eles;


Concursos com entrega de prêmios ajudam muito a construir uma comunidade fiel, pois as pessoas que participam recomendam aos amigos, que recomendam a mais amigos e assim por diante.


Uma dica importante: Se seus perfis ainda não possuem muitos seguidores, patrocine uma ou mais postagens por tempo suficiente para aumentar o alcance orgânico antes de lançar seu concurso.


5. Invista em tráfego direcionado


Obviamente, você quer que muita gente saiba sobre o lançamento da sua loja e fique tentado a anunciar muito. É preciso ter cuidado para não investir dinheiro em uma audiência que não tem a ver com seu público alvo e, consequentemente, não gerar vendas.


Para usar seu orçamento de forma mais eficiente, instale o Google Analytics. Com ele você poderá rastrear as fontes de tráfego que mais conduzem a conversões e segmentar apenas pessoas interessadas em seu nicho.


Se você está investindo em anúncios do Google, do Facebook ou qualquer outro tipo de publicidade, não adicione um público-alvo muito grande ou muito genérico. Tente segmentar o máximo possível para acertar mais próximo do alvo.


Defina os parâmetros com clareza e certifique-se de que sua mensagem atinja apenas aqueles que estão interessados no que você está vendendo. A correta definição da persona pode ajudar muito.

6. Ofereça descontos de lançamento


Por meio de promoções de lançamento, você pode atrair os primeiros compradores que, com o tempo, poderão se tornar clientes leais. Ofereça códigos de desconto chamativos (a partir de 25%, por exemplo) por tempo limitado ou por um número limitado de compradores.


Exemplo:

  • Os primeiros 1000 clientes têm 30% de desconto em qualquer pedido/produto;
  • 24 horas para comprar um determinado produto com 25% de desconto;
  • Os primeiros 200 clientes recebem um presente grátis no checkout.


Você precisará fazer seus cálculos, definir aquilo que pode oferecer e cumprir as regras determinadas. Assim, ao estabelecer limites de tempo ou o número de participantes, você aumenta o senso de urgência, ou seja, os visitantes saberão que precisam comprar AGORA ou poderão perder sua oferta.


7. Receba apoio de sua comunidade


Quando se lança uma loja online, você não pode se dar o luxo de ser tímido! Use e abuse das opções que você tem e que são próximas a você. Peça a seus amigos e familiares para ajudá-lo com uma indicação ou recomendação. Recomendações de amigos têm muito valor online e, muitas vezes, são melhores do que anúncios.


Além disso, se você já é membro de comunidades online relevantes (grupos do Facebook ou LinkedIn), poste lá sobre o seu lançamento.


Tenha cuidado, no entanto! A palavra-chave aqui é relevância. A maioria dos grupos tem uma política anti spam muito rigorosa, então não publique nada que viole essa política e não publique em grupos irrelevantes para o seu nicho.


Por exemplo, se você tem uma loja de peças de carro, você pode postar em grupos de entusiastas de carros (quanto mais direcionado, melhor), mas não faz sentido postar em um grupo de cosméticos. Portanto, aqui é preciso discernimento para não se tornar chato aos olhos de quem está lendo!


Conclusões importantes:


Não se esqueça que, além de obter um volume de vendas reais, o lucro importa muito. Então direcione seus esforços em pessoas explicitamente interessadas em seus produtos. Caso contrário, você gastará dinheiro em anúncios e outros tipos de campanhas para um público formado por pessoas que nunca serão seus clientes.


As primeiras vendas são importantes, especialmente para elevar o seu moral, mas ainda mais importante é construir uma comunidade de clientes fiéis desde o início, ou seja, investir uma base na qual você pode construir o futuro do seu negócio.


Sucesso e boas vendas!

Textos Recentes

Construa, e eles virão!

Construa, e eles virão!

Deixe a revisão
Santa Teresa é apaixonante, capaz de cativar o turista que busca esse misto...
Leia mais
A borboleta azul

A borboleta azul

Deixe a revisão
Não importa o país, raça, crença, escolaridade, atividade profissional ou c...
Leia mais
Santa Teresa e o turismo como fonte de crescimento

Santa Teresa e o turismo como fonte de crescimento

Deixe a revisão
Já temos em Santa Teresa tudo que qualquer cidade sonha para ser destino tu...
Leia mais