O futuro do comércio eletrônico: 6 tendências para 2021

O ano de 2020 trouxe um crescimento inesperado para a indústria de comércio eletrônico. A pandemia do COVID-19 o impulsionou ao topo das indústrias lucrativas. Muitas empresas sem atividade de comércio eletrônico até o primeiro trimestre deste ano abriram rapidamente versões digitais de seus negócios.


Globalmente, espera-se que o setor atinja US $ 6,5 trilhões em 2022. E essas são previsões pré-coronavírus, portanto, esse número deve aumentar. No Brasil, o ano de 2020 até Setembro trouxe um crescimento de 40,7% para a indústria de comércio online. Novamente, esse número aumentará, provavelmente no próximo ano.


Como tal, a notícia é gratificante. Mas se a indústria como um todo crescer, isso não significa que é fácil ter uma grande rotatividade de e-commerce. Pelo contrário, à medida que uma indústria cresce, também cresce a concorrência dentro dela.


Queremos que todas as lojas MerchantPro fechem este ano e no próximo com lucros recordes. Como tal, nossos especialistas em comércio eletrônico compilaram uma lista de tendências para o próximo ano, que você deve considerar a partir de agora.


6 tendências de comércio eletrônico para 2021 - comecem os preparativos!


1. Voice eCommerce - uma tendência crescente


Em todo o mundo, os compradores estão usando cada vez mais assistentes virtuais como Siri, Alexa ou Amazon Echo. O que isso significa, concretamente?


Em vez de o usuário digitar sua pesquisa em um mecanismo de busca, ele o fará por meio de um comando de voz endereçado ao assistente virtual. Por exemplo: "Siri, procure colchões online com entrega rápida!".


Para lojas online, é importante estar otimizado para pesquisas "por voz". Certifique-se de que suas descrições sejam amigáveis ​​ao SEO para que sua loja seja fácil de encontrar.


2. Experiência Omnichannel


Sim, o comércio eletrônico continua sendo uma estrela. Mas cada vez mais marcas estabelecidas online optam porestar no mundo real, com lojas físicas, sejam pop-ups em um evento ou feira com duração limitada, ou de forma permanente. A vantagem de conhecer e interagir pessoalmente seus compradores é enriquecedora. Se você está pensando em tal loja ou estande, não se esqueça de anunciar a base de clientes - envie newsletters e anuncie as grandes novidades em todos os seus perfis nas redes sociais.


Além disso, não se esqueça de que é importante proporcionar uma experiência integrada. A marca de sua loja ou estande físico deve ser idêntica à da loja online. Várias opções de pagamento também são recomendadas!


3. O comércio eletrônico móvel tem cada vez mais seguidores


As grandes marcas de comércio eletrônico lançaram há muito tempo aplicativos dedicados. Além disso, incentiva seus compradores a usá-los em vez do site para desktop por meio de descontos substanciais. Em Janeiro de 2020, 67% dos brasileiros fizeram suas compras online através de um smartphone.


A proporção de compras em dispositivos móveis aumenta de ano para ano, portanto, recomendamos que você verifique se seu site está otimizado para celular.


Você sabia que a plataforma MerchantPro é 100% compatível com dispositivos móveis? Você não precisa se preocupar ou contratar desenvolvedores da web para ter uma loja online que os compradores móveis preferem. Obtenha uma conta gratuita aqui e comece a vender com a mesma facilidade em qualquer dispositivo fixo ou móvel.

4. Personalize todo o processo de compra


Desde os emails que envia aos seus clientes e campanhas de remarketing às sugestões de produtos no site e até à possibilidade de construir os seus próprios produtos - a personalização é uma tendência que surge cada vez mais a cada ano.


Veja como você pode responder a essa demanda do consumidor:

  • Envie e-mails bem direcionados. Mesmo as campanhas de desconto devem ser enviadas para apenas um segmento de sua lista. Por exemplo, não envie um código de desconto para roupas masculinas a um comprador que comprou apenas produtos femininos.
  • Ofereça recomendações personalizadas na loja: você tem um comprador que adicionou duas almofadas à cesta? Sugira uma colcha para dois.
  • Oferece a possibilidade de personalizar os produtos: serviços de gravura, adição de um cartão comemorativo com texto personalizado, embalagem de presente, até mesmo modificar algumas peças de roupa ou criá-las à medida do cliente - todas são oportunidades para fidelizar os seus compradores.


5. Realidade virtual e realidade aumentada


Você quer ser o líder de comércio eletrônico no seu segmento? Seja um dos primeiros a adicionar recursos de realidade virtual ou aumentada em sua loja.

As duas tecnologias aproximam muito o comércio online do presencial. É claro que o comprador não poderá tocar nos produtos, mas poderá ver como ficaria um sofá em sua sala ou se os sapatos que está pensando combinam com um determinado vestido.


Você não se sente pronto para um passo tão grande? Comece com um menor: fotos 3D do produto, que permitem aos visitantes explorar um produto em detalhes antes de fazer o pedido.


6. Opções de financiamento


A única razão pela qual a previsão de crescimento acelerado do comércio eletrônico para o próximo ano é um tanto reservada é uma possível crise econômica. Nesse caso, os consumidores terão recursos mais limitados.


Ajude-os a não desistir dos sonhos com opções de parcelamento integradas diretamente na sua loja online. O pagamento com cartão de crédito é apenas o começo. Você pode oferecer a eles programas personalizados para parcelamento, principalmente se sua loja vender produtos de alto valor ou sob encomenda: móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, férias e etc.

Conclusões


Todas as tendências de comércio eletrônico para 2021 têm uma coisa em comum: o comprador é o centro das atenções. Você não pode ter um negócio de comércio eletrônico bem-sucedido em 2021 sem colocá-lo em primeiro lugar.


Quando você está atento às necessidades do consumidor, é recompensado com pedidos mais frequentes e fidelidade. De métodos de pagamento e financiamento a uma experiência de compra personalizada e ultra-alta tecnologia, tudo gira em torno das necessidades e desejos daqueles que podem transformar seu pequeno negócio de comércio eletrônico em um mega-sucesso da noite para o dia.


Ajudamos você a implementar a maioria das tendências de comércio eletrônico para 2021, além de outros recursos para lojas online. Crie uma conta - é 100% gratuito. Nem mesmo pediremos os detalhes do seu cartão, então você não terá nada a perder se testar o MerchantPro.

Textos Recentes

Construa, e eles virão!

Construa, e eles virão!

Deixe a revisão
Santa Teresa é apaixonante, capaz de cativar o turista que busca esse misto...
Leia mais
A borboleta azul

A borboleta azul

Deixe a revisão
Não importa o país, raça, crença, escolaridade, atividade profissional ou c...
Leia mais
Santa Teresa e o turismo como fonte de crescimento

Santa Teresa e o turismo como fonte de crescimento

Deixe a revisão
Já temos em Santa Teresa tudo que qualquer cidade sonha para ser destino tu...
Leia mais