Como aumentar o faturamento de um negócio em 25% com ações simples

Nas nossas participações anteriores neste espaço buscamos mostrar que Santa Teresa tem um potencial de crescimento imenso no turismo e como isso favorece a todos. Hoje quero trazer uma reflexão, com algumas propostas de ações, para ajudar a aumentar o faturamento de um negócio em 25%. Espero que seu segmento também possa usufruir dessas sugestões!

Quero partir de três parâmetros de simples compreensão:

Número de clientes que passam pelo negócio mensalmente, o ticket médio e quanto tempo esses clientes levam para retornar ao seu estabelecimento e realizar uma nova compra.

Se você não tiver essa informação facilmente, recomendo que crie uma dinâmica para tê-las sempre à mão.

Vamos ver um exemplo: o negócio tem 100 clientes que gastam em média 100,00 cada e vem ao estabelecimento 1x por mês.

Faturamento = 100 clientes x 100,00 x 1 = 10.000,00

O desafio que faço a você é criar ações (e falaremos muito disso ainda) para melhorar esses indicadores em 8%. Ou seja, quero passar a ter 108 clientes que gastam em média 108,00 e que vem ao estabelecimento 1,08x por mês (esse número pode parecer estranho agora, mas ficará mais claro depois).

Faturamento = 108 clientes x 108,00 x 1,08 = 12.597,12

Um aumento de mais de 25%, certo? Mas como fazer para obter isso no meu negócio?

O primeiro passo é acreditar. O segundo é planejar. O terceiro é executar. E a partir daí manter a ideia funcionando. Vejamos o exemplo de como fazer isso em um restaurante:

Casal está jantando e a conta seria 200,00 (100,00 por pessoa). Que tal ter uma dinâmica que ao mesmo tempo agrada o cliente e aumenta o ticket? Por exemplo oferecendo um produto que encante e que tenha grande margem de lucro: a sobremesa. Isso pode ser feito pelo próprio garçom ou ainda ter um espaço especial no cardápio ou uma divulgação nas mesas. Importante: a ideia é encantar e não frustrar o cliente. Ou seja, a sobremesa deve ter uma percepção de custo x benefício excelente para eles. Com isso temos a chance de vencer a primeira etapa e subir a conta para 216,00 (108,00 por pessoa).

Para aumentar o número de clientes a principal receita está em tornar ótima a experiência que eles terão em seu restaurante. Preocupe-se com isso. Faça mais do que está habituado para agradá-los e estimule-os a divulgar essa satisfação tanto no boca-a-boca como nas redes sociais. Conteúdo gerado pelo cliente vende, e muito. Pense em maneiras para que eles façam isso naturalmente: crie espaços bonitos que gerem boas fotos, concursos ou apenas seja bom de tal forma que eles mesmos queiram fazê-lo.

E para completar: fazer com que eles voltem mais vezes. Lembre que em nosso exemplo eles vinham 1x por mês e queremos aumentar para 1,08x por mês. Então, vai ficar mais claro se entendermos que eles viriam 12x por ano e agora virão 13x. Para conquistar isso comece a saber quem são os seus clientes. Interaja com eles. Crie promoções para que eles voltem. Você pode oferecer um drink ou um café especial para a próxima vez que vierem jantar. O segredo está em descobrir um produto ou serviço que tenha grande percepção de valor pelo cliente e boa margem de lucro, de tal forma que todos fiquem felizes.

Vamos avançar?

Textos Recentes

Salmo 23 e uma reflexão sobre o perdão

Salmo 23 e uma reflexão sobre o perdão

Deixe a revisão
Usualmente entendemos esse trecho como um ato de vitória, de triunfo sobre ...
Leia mais
A crise do COVID-19 pode resolver na marra a educação pública e gratuita do Brasil

A crise da COVID-19 pode resolver na marra a educação pública e gratuita do Brasil

Deixe a revisão
Pessoalmente sempre acreditei que a tecnologia é o que pode nos libertar da...
Leia mais
Santa Teresa e o turismo como fonte de crescimento

Santa Teresa e o turismo como fonte de crescimento

Deixe a revisão
Já temos em Santa Teresa tudo que qualquer cidade sonha para ser destino tu...
Leia mais