A cada ano, a Black Friday traz novos recordes de vendas para todas as lojas online que participam das promoções e hoje já é o maior evento de descontos do ano, inclusive, os consumidores já ficam ansiosos esperando as promoções quando o prazo da Black Friday se aproxima.
A maioria dos produtos procurados e comercializados na Black Friday é composta de eletrônicos e eletrodomésticos, mas é claro que isso não significa que não existam aqueles caçadores de pechinchas que estão dispostos a gastar quantias impressionantes em compras de todos os tipos de produtos, incluindo roupas, cosméticos, eletrônicos e até certos tipos de alimentos e higiene.
Isto significa dizer que quase todos os consumidores ficam à espera da Black Friday, seja com um planejamento de compras bem elaborado ou, simplesmente, com disposição para aproveitar os descontos oferecidos pelas lojas. Portanto, se os consumidores se preparam com antecedência e fazem listas de desejos para a Black Friday, as lojas online não têm desculpa para não fazer o mesmo. Concorda?
O ano de 2020 foi (e continuará sendo) desafiador. Se você tem uma loja online, deseja aproveitar a oportunidade e fechar boas vendas na Black Friday 2020, precisa começar os preparativos o quanto antes.
Aqui está o que você precisa fazer:
1. Estabeleça uma estratégia clara de descontos
Aparentemente, a Black Friday é simples: oferecer descontos significativos e aguardar os caçadores de pechinchas. Certo? Nem sempre! As coisas são um pouco mais complexas que isto e, para ter um bom desempenho, é preciso um bom planejamento.
Em primeiro lugar, você precisa identificar a categoria de produtos que confere com duas coisas: 1) o que os consumidores desejam e, 2) o que traz mais lucro para sua loja.
Por exemplo: Os consumidores podem parecer mais interessados em TVs full HD. Mas, dependendo do seu contrato com seus fornecedores, você pode não conseguir aplicar os enormes descontos que seus clientes procuram. Em vez disso, você pode dar bons descontos para laptops ou outros eletrônicos, os quais também estão entre os produtos mais procurados.
Seu posicionamento também é um ponto muito importante e define como os consumidores vão enxergar sua loja ou seus produtos em meio a tantas ofertas disponíveis. Você é reconhecido por grandes descontos em produtos de alto valor ou médios descontos em produtos mais baratos? É importante seguir uma linha que te faça ser reconhecido.
2. Certifique-se de ter estoques suficientes
Se seu produto for físico, fale com os fornecedores com pelo menos três meses de antecedência e verifique se há quantidades suficientes em estoque. Você provavelmente já sabe quais são seus campeões de vendas e não pode deixar de tê-los disponíveis.
As discussões com os fornecedores são ainda mais importantes para empresas de comércio eletrônico de dropshipping (venda de produto com estoque no fornecedor).
Importante: A Black Friday não é o momento de contratar novos fornecedores. É preferível fortalecer os antigos e já confiáveis que você sabe que poderão honrar pedidos rapidamente.
3. Crie uma página exclusiva para suas promoções da Black Friday
Este deve ser o local onde todas as promoções da Black Friday serão reunidas e apresentadas. Em boas plataformas de e-commerce você tem acesso a páginas de promoções predefinidas, portanto certifique-se de ativar sua página e retomá-la de forma sugestiva para este evento.
Para um bom desempenho na Black Friday, não basta simplesmente aplicar descontos nos produtos que farão parte da promoção nas mesmas páginas antigas de vendas, pois os clientes podem não encontrar ou mesmo sentir a urgência que o apelo desta data oferece. Com uma página exclusive você vai aumentar o sentimento de urgência sobre a promoção que vai acabar rapidamente e da qual os seus clientes devem beneficiar AGORA.
Em segundo lugar, não se esqueça que para cada fã da Black Friday existe um outro consumidor que faz questão de não participar do evento. Então, para não perder estes consumidores, é recomendável ter a versão "normal" do site funcionando normalmente.
4. Verifique a capacidade dos servidores com antecedência
Você já deve ter ouvido falar daqueles sites grandes com servidores travando na noite da Black Friday e compradores indo dormir sem conseguir fazer suas compras, não é? Imagino que você não queira que isso aconteça com você.
Leve em consideração que um cliente irritado desistirá de fazer compras em uma pequena loja online com muita facilidade. Verifique se a parte técnica está bem configurada para não perder nada.
5. Anuncie promoções com antecedência
Escreva no blog, exiba grandes banners no site, anuncie para seus clientes por meio de newsletters e comece a fazer isto pelo menos dois meses antes da Black Friday. Faça isto regularmente até chegar o dia do evento. Ahh, não se esqueça também de agradecer aos clientes que fizeram suas compras com uma mensagem nos dias seguintes.
Desta forma, você não só aumentará o valor das vendas na Black Friday, mas também poderá atrair ainda mais assinantes para sua newsletter. Uma campanha simples como: "Assine a newsletter para ser o primeiro a saber sobre descontos de até 70% na Black Friday" pode dobrar o número de assinantes!
6. Não ignore a Black Friday
Muitos proprietários de pequenas empresas de comércio eletrônico acreditam que não podem competir com as grandes lojas, então acabam optando por não participar da Black Friday.
Claro, a maioria dos compradores busca grandes descontos de mais de 50%. Mas seus compradores leais ficarão felizes em receber qualquer desconto que você possa oferecer e se sentirão prestigiados com esta atitude. Mesmo que você não consiga reduzir o preço em mais de 15%, ainda deve anunciar para seu público em todos os canais que você tiver disponíveis.
Entre no jogo e não jogue a toalha!
7. Mime seus clientes leais e VIP
Toda loja tem aqueles clientes "principais". Seja pela frequência dos pedidos ou pelo valor adquirido. É importante que você identifique estes clientes e crie ações exclusivas em torno deles.
Numa época em que todos estão ganhando descontos, é desafiador fazer com que alguns clientes se sintam realmente especiais. Você pode gerar este efeito oferecendo-lhes alguns preços especiais SOMENTE para alguns produtos que já costumam comprar ou que são complementares aos produtos que já compraram.
Informe no canal de comunicação de sua preferência (e-mail, redes sociais, telefone) que eles possuem de promoções exclusivas, pensadas especialmente para eles. É um excelente método de fidelidade!
8. Anuncie mudanças no prazo de entrega
Informe seus clientes com antecedência de que eles podem ter que esperar mais tempo para receber pedidos feitos na Black Friday. Durante esse período, os serviços de correio são solicitados em excesso, por isso é importante ser honesto com seus clientes para não perder a confiança deles.
Se você oferece entrega com seus próprios fornecedores e consegue oferecer o mesmo prazo de entrega do resto do ano, torne isso uma vantagem. Black Friday com entrega rápida é o sonho de qualquer caçador de descontos!
9. Respeite a lei!
Lembre-se de que a promoção de descontos falsos é ilegal e punível por lei. Além disso, esta conduta também é cobrada pelos consumidores. Os clientes de comércio eletrônico já constituem um público maduro, que compara e observa a evolução dos preços dos produtos de seu interesse.
A transparência é sempre a melhor estratégia!
Conclusões importantes
Nunca é cedo para se preparar para a Black Friday, especialmente em um ano em que todos já estão cansados de surpresas ruins como está sendo 2020!
Na verdade, as vendas mais lucrativas da Black Friday estão sendo preparadas desde o final do evento do ano passado...
Fique esperto!